09 nov Projeto da prefeitura busca revitalizar orla continental de Florianópolis
Localizadas na orla continental, no bairro de Coqueiros, as praias do Riso, da Saudade e do Meio podem voltar a ter o charme que tinham nas décadas de 1960 e 1970, quando atraíam muitos banhistas. Esse é o propósito do projeto Continente de Frente para o Mar, que prevê uma revitalização dos passeios públicos das três praias e também da avenida Beira-Mar Continental.
O projeto da Prefeitura de Florianópolis faz parte de um pacote de obras que começou a sair do papel com a construção do Parque do Abraão e visa oferecer mais conforto e lazer para a população da região continental. Idealizado ainda em 2008, o projeto de revitalização da orla foi retomado pela gestão do prefeito Gean Loureiro (MDB) e está aos cuidados da Secretaria do Continente, com recursos de R$ 2,7 milhões do Ministério do Turismo.
Gean esteve em Brasília no final de outubro, em visita ao ministro Vinicius Lummertz, para gestionar o repasse de recursos. O projeto de revitalização prevê a ampliação de calçadas das praias do Riso, da Saudade e do Meio, com a construção de deques de madeira autoclavada em substituição ao atual passeio, de petit pavê. “Esse é um problema que vamos resolver nessa região, pois a manutenção do petit pavê é difícil e de alto custo”, explica o secretário do Continente, Mauricio Vilela.
O projeto contempla ainda escadas de acessos para pedestres à faixa de areia, além de implantação de um novo mobiliário urbano, com áreas de estar e de lazer, e ciclofaixa. “A principal mudança é o aumento do passeio com os deques que avançam sobre a praia”, destaca o engenheiro da Secretaria do Continente, Tadeu Carvalho. Do outro lado, na Beira-Mar Continental, o projeto prevê a construção de quiosques, obras de paisagismo e uma ciclofaixa ligando a avenida ao município de São José.
(Confira matéria completa em ND, 09/11/2018)