NOTA OFICIAL – AMBULANTES NA PRAIA

NOTA OFICIAL – AMBULANTES NA PRAIA

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em SC (Abrasel) defendem iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis em reduzir o número de ambulantes nas praias da cidade na próxima temporada de verão. A medida também restringe o mix de produtos comercializados, eliminando itens que são clássicos da falsificação.

Os turistas e moradores estão cansados de conviver, no cotidiano do verão, com centenas de vendedores ambulantes os importunando na faixa de areia – muitos deles menores de idade – oferecendo produtos de origem ilegal, contrabandeados e/ou falsificados, alimentos sem a manipulação apropriada, entre outros problemas.

Grande parte destes vendedores sequer é de nossa cidade ou região e são explorados por intermediários que também ferem a legalidade das relações de trabalho.

Prejudicam diretamente os comerciantes estabelecidos nos balneários, que pagam tributos e geram empregos diretos e indiretos, cuja temporada de verão é a grande chance de faturar e assegurar a sobrevivência no restante do ano.

A iniciativa da PMF coincide com bandeiras históricas das entidades – a defesa da concorrência justa e leal e do respeito às leis, em favor dos comerciantes e consumidores.

As praias são territórios democráticos e de livre circulação, mas não podem se tornar uma terra de ninguém.

Florianópolis, 06 de novembro, 2018.

A Direção
ACIF
CDL
Abrasel

(CDL, 06/11/2018)