07 nov Entidades defendem redução do número de vagas para ambulantes no verão em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis reduziu o número de vagas para o comércio ambulante durante a temporada de verão 2018/2019. Na temporada 2017/2018, foram disponibilizadas 2.355 vagas, enquanto os editais publicados em outubro preveem 1.146 postos de trabalho nas praias. A redução é de 1.209 vagas.
A decisão do município ganhou respaldo de três entidades ligadas ao comércio – Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital e Abrasel/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). “A defesa é em favor do comércio legal e paz dos veranistas”, afirmam as lideranças em nota oficial divulgada nesta terça-feira (6).
As entidades afirmam que defendem a iniciativa da Prefeitura de Florianópolis em reduzir o número de ambulantes nas praias na próxima temporada de verão e que a medida também restringe o mix de produtos comercializados, eliminando itens que são clássicos da falsificação. “Turistas e moradores estão cansados de conviver, no cotidiano do verão, com centenas de vendedores ambulantes os importunando na faixa de areia – muitos deles menores de idade – oferecendo produtos de origem ilegal, contrabandeados e/ou falsificados, alimentos sem a manipulação apropriada, entre outros problemas”, diz o texto.
As lideranças das entidades ainda afirmam que “grande parte destes vendedores sequer é de nossa cidade ou região e são explorados por intermediários que também ferem a legalidade das relações de trabalho”. Conforme a nota, isso prejudica diretamente os comerciantes estabelecidos nas praias, que pagam tributos e geram empregos diretos e indiretos e é justamente no verão a grande chance de faturar e assegurar a sobrevivência no restante do ano.
(Confira matéria completa em ND, 06/11/2018)