05 out Começa etapa de fragmentação de rochas na obra da Via Expressa, em Florianópolis
Uma nova fase na construção da terceira pista da Via Expressa (BR-282), que liga a Ilha de Santa Catarina a São José, começou esta semana. Desde a noite de quarta-feira (3), as obras entraram na etapa de fragmentação de rochas para alargamento da pista. De acordo com a superintendência do DNIT/SC (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), os serviços de fraturamento de rochas acontecem nesta sexta-feira (5) e entre segunda-feira (8) e quinta-feira (11), sempre entre 21h30 e 5h30.
Nesse período, ocorrerão fechamentos de ambas as pistas, em um intervalo de cinco a dez minutos aproximadamente. A execução “fracionada” do serviço visa minimizar os transtornos e garantir a segurança dos usuários e da comunidade. Embora gere um número maior de paradas, os períodos de fechamento de pista serão menores.
O serviço consiste na aplicação de material (como argamassa expansiva e rompedor hidráulico) na furação pré-executada e é realizado em aproximadamente duas horas. Depois, é feito o fechamento da pista.
Segundo o engenheiro José Henrique Simone, da Explopower, empresa contratada para a perfuração das rochas, o processo não pode ser chamado de detonação, porque não é utilizada dinamite ou qualquer tipo de explosivo, que causariam vibrações e risco de deslizamentos no local, onde há residências próximas. A argamassa expansiva, por exemplo, é colocada dentro dos furos e, após 12 horas, se expande ao ponto de quebrar as pedras.
Parte da rodovia no sentido Norte, após a saída da ponte Colombo Salles até pouco depois do viaduto que dá acesso ao bairro Coqueiros, está pronta para receber a camada asfáltica. Todo o trecho continua sinalizado com cones. No outro sentido da Via Expressa, próximo à entrada da Vila Aparecida, onde está prevista uma grande obra de drenagem, as máquinas já começaram a escavação, ao lado da pista principal.
(Confira Matéria completa em ND, 05/10/2018)