Começa etapa de fragmentação de rochas na obra da Via Expressa, em Florianópolis

Começa etapa de fragmentação de rochas na obra da Via Expressa, em Florianópolis

Uma nova fase na construção da terceira pista da Via Expressa (BR-282), que liga a Ilha de Santa Catarina a São José, começou esta semana. Desde a noite de quarta-feira (3), as obras entraram na etapa de fragmentação de rochas para alargamento da pista. De acordo com a superintendência do DNIT/SC (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), os serviços de fraturamento de rochas acontecem nesta sexta-feira (5) e entre segunda-feira (8) e quinta-feira (11), sempre entre 21h30 e 5h30.

Nesse período, ocorrerão fechamentos de ambas as pistas, em um intervalo de cinco a dez minutos aproximadamente. A execução “fracionada” do serviço visa minimizar os transtornos e garantir a segurança dos usuários e da comunidade. Embora gere um número maior de paradas, os períodos de fechamento de pista serão menores.

O serviço consiste na aplicação de material (como argamassa expansiva e rompedor hidráulico) na furação pré-executada e é realizado em aproximadamente duas horas. Depois, é feito o fechamento da pista.

Segundo o engenheiro José Henrique Simone, da Explopower, empresa contratada para a perfuração das rochas, o processo não pode ser chamado de detonação, porque não é utilizada dinamite ou qualquer tipo de explosivo, que causariam vibrações e risco de deslizamentos no local, onde há residências próximas. A argamassa expansiva, por exemplo, é colocada dentro dos furos e, após 12 horas, se expande ao ponto de quebrar as pedras.

Parte da rodovia no sentido Norte, após a saída da ponte Colombo Salles até pouco depois do viaduto que dá acesso ao bairro Coqueiros, está pronta para receber a camada asfáltica. Todo o trecho continua sinalizado com cones. No outro sentido da Via Expressa, próximo à entrada da Vila Aparecida, onde está prevista uma grande obra de drenagem, as máquinas já começaram a escavação, ao lado da pista principal.

(Confira Matéria completa em ND, 05/10/2018)