Câmara aprova projeto que permite a instalação de telhados verdes e brancos em edificações

Câmara aprova projeto que permite a instalação de telhados verdes e brancos em edificações

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira (02/10), o projeto que permite a instalação de Telhados Verdes ou Brancos em condomínios edificados. A proposta, de autoria do vereador Renato da Farmácia (PR), tem como objetivo melhorar o microclima com a transformação de dióxido de carbono (CO2) em oxigênio (O2), pela fotossíntese e também refletir a luz solar. Cabe ao Executivo sancionar, ou não, a proposição.

O projeto Telhado Verde utilizará vegetações nativas com função alimentar nutricional. A ideia é aplicar a solução ecológica sobre uma laje de concreto ou na cobertura das edificações. A proposição apresenta como segunda alternativa a implantação de Telhados Brancos, que refletem os raios solares. Está previsto também que o Poder Executivo possa realizar cursos, palestras e oficinas para a divulgação das técnicas para realização do projeto.

Nos Telhados Verdes, a temperatura não fica superior a 25ºC, por outro lado, um telhado convencional pode chegar a 60ºC. Além de combater as ilhas de calor em espaços públicos, os telhados podem reter de 15% a 70% das águas pluviais, reduzindo os picos de enchentes. A Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o índice de área verde recomendado para cada ser humano é de 12 metros quadrados (m²) por habitantes.

O vereador Renato da Farmácia, reforça que a instalação desses recursos melhora as condições termoacústicas das edificações, tanto no inverno como verão. “Com o uso dessas coberturas vivas é possível melhorar as condições térmicas no interior dos prédios, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar condicionados”.

Clique aqui e leia a proposição na íntegra.

(CMF, 02/10/2018)