Relatório do Evento Técnico da 19° Fenaostra

Relatório do Evento Técnico da 19° Fenaostra

No dia 11 de setembro de 2018 realizamos o Evento Técnico da 19ª FENAOSTRA, onde foram debatidos os temas bastante importantes para o desenvolvimento da ostreicultura do nosso estado, e, por consequência, do país.

Um dos pontos importantes debatidos foi a questão da nova proposta de controle de qualidade bacteriológica que leva em consideração o histórico das áreas de cultivo, permitindo a sua real classificação, seguindo os modelos de legislação para moluscos implantados pelo mundo. Outros dois temas de suma relevância, foram os processos de conservação de ostras e obtenção de produtos à base do molusco, como também o debate relacionado ao destino adequado dos resíduos da atividade da maricultura, focado principalmente no fim dado aos resíduos sólidos.

Também realizamos uma mesa redonda onde foi debatida a criação de um fundo para amenizar os estragos causados aos produtores pelos fenômenos da maré vermelha que estão cada vez mais recorrentes. Como este ainda é um debate inicial, não temos dados disponíveis acerca desses danos, contudo, temos a promessa da construção de uma proposta em conjunto.

Com o intuito de oferecer aos que estiveram presentes e aos que por algum motivo não estiveram, estamos disponibilizando, não somente aos maricultores como ao público em geral, a íntegra destas palestras, e que as mesmas possam oportunizar um maior desenvolvimento técnico e ampliar as possibilidades de desenvolvimento da maricultura.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Proposta de ajuste da legislação para classificação de áreas de cultivo de moluscos em SC
Beneficiamento e comercialização de moluscos bivalves: desafios e oportunidades
Resíduos da Maricultura potencial, iniciativas e desafios

(PMF, 17/09/2018)