20 set Projeto Cidades Eficientes do CBCS anuncia resultados de chamada pública nacional e inicia fase de coleta de dados sobre consumo de energia em edifícios públicos de três municípios brasileiros
Após a recente realização de chamada pública nacional, o Projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) está em fase de assessoria técnica junto aos órgãos municipais das três cidades brasileiras inscritas e selecionadas como cidades piloto para a participação ativa na iniciativa: Jaboatão/PE, Sorocaba/SP e Florianópolis/SC. O processo de participação ativa no projeto envolve a coleta de dados sobre o consumo de energia em edifícios que pertencem a prefeituras dessas cidades, análise da legislação e projetos significativos, entre outras ações.
Em âmbito nacional, o processo da chamada pública despertou o interesse do total de 130 municípios localizados em 21 Estados, o que representa 11% da população brasileira. O processo seletivo para a escolha das cidades participantes envolveu tanto a faixa alvo do projeto estabelecida para municípios com população entre 200 mil e 2 milhões de habitantes, quanto critérios fundamentais para a fase de assessoria técnica que agora está em andamento.
O conjunto das informações obtidas nessa fase resultou na criação de uma base de dados que, por sua vez, permitiu mapear a situação atual das cidades brasileiras participantes no que refere especificamente aos eixos temáticos do projeto: consumo de energia e água, e aspectos de mobilidade urbana relacionados ao cotidiano de uso dos edifícios públicos pelos funcionários. Também permitiu, em razão do critério da distribuição geográfica que estabeleceu a necessidade de pré-selecionar representantes oriundos de diferentes regiões do Brasil, a criação de um panorama brasileiro que confirmou as prioridades do projeto.
(CBIC, 18/09/2018)