Obra da terceira pista da Via Expressa em Florianópolis será executada à noite

Obra da terceira pista da Via Expressa em Florianópolis será executada à noite

As obras da terceira pista da Via Expressa (BR-282), no trecho de 5,7 quilômetros que vai da BR-101, em São José, até as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis, começaram na noite desta terça-feira (18). Parte da rodovia no sentido saída da Ilha está sinalizada com cones e uma grande vala foi aberta próximo à marginal. Orçada em R$ 26 milhões, a obra será executada pela Britagem Vogelsanger, vencedora da licitação, e deve levar cerca de um ano para ser concluída.

De acordo com o engenheiro João José Vieira, responsável pela unidade continental do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em São José, os trabalhos serão executados durante à noite, entre 21h e 6h, nos pontos muito próximos à pista, como nas imediações da entrada para o bairro Coqueiros, onde as máquinas começaram as escavações. “Fazemos isso para evitar que os motoristas se distraiam com as máquinas, causando ainda mais transtornos no trânsito”, afirmou.

Em algum momento durante esse período, segundo o Dnit, caminhões podem eventualmente ocupar espaço na via principal. Já nos locais mais afastados da pista de rolamento, como nas proximidades do acesso ao bairro Capoeiras, onde está prevista uma grande obra de drenagem, poderá haver trabalhos durante o dia.

A primeira etapa, de escavação e drenagem para encaixe do novo pavimento, foi iniciada após a saída da ponte Colombo Salles e chegou ao viaduto que dá acesso a Coqueiros. O engenheiro afirmou que a obra inclui escavação, reforço do subleito com pedras, deposição de uma base de brita graduada e, por fim, colocação da capa asfáltica. “Todas essas camadas devem somar uns 70 centímetros de altura”, explicou Vieira.

(Confira Matéria completa em ND, 18/09/2018)