14 set Empresa corre contra o tempo para deixar elevado do Rio Tavares pronto até a temporada
As obras do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha, prosseguem com expectativa de abertura para o tráfego de veículos no final do ano, mas a empresa responsável terá que correr contra o tempo para não atrapalhar os planos da Prefeitura de Florianópolis. Faltando menos de quatro meses para a abertura da temporada de verão, metade da obra (50%) nem foi concluída.
Em relação às obras físicas, uma etapa importante foi finalizada na última semana, com a concretagem do trecho do elevado entre os pilares 4 e 8. “Estamos fechando mais uma medição da obra, mas podemos dizer que 47% da obra está concluída”, explicou o engenheiro civil da prefeitura, Tiago Schmitt.
O trecho entre os pilares 9 a 12 foi o primeiro a ser finalizado, faltando agora o trecho entre os pilares 1 a 4. A próxima etapa será o escoramento deste último trecho, seguido da fase da confecção da caixaria (moldes) e posterior concretagem. De acordo com Schmitt, esse trecho deverá estar pronto até o final do ano para que a obra possa ser aberta ao tráfego de veículos no início da temporada de verão. A entrega da obra totalmente pronta está programada apenas para o aniversário de Florianópolis, em 23 de março.
As desapropriações mais importantes já foram realizadas, e caminhões trabalham diariamente na abertura das novas pistas de rolagem em direção ao Sul da Ilha. Outras nove desapropriações, em direção à Lagoa da Conceição, ainda estão em fase de negociação, ao custo de R$ 1 milhão. Mas segundo Schmitt, as negociações devem avançar rapidamente, pois dos nove processos de desapropriação, quatro são referentes a terrenos.
A previsão de chuva para os próximos dias também não altera os planos da prefeitura de abertura do tráfego para o final do ano. “A chuva prejudica, mas ainda não podemos dizer que afetará o cronograma. Atrapalharia se tivéssemos obras de terraplanagem, mas esta etapa já passou”, atestou Schmitt.
(Confira Matéria completa em ND, 14/09/2018)