15 ago População de rua de Florianópolis terá um dia de reflexões e atendimento
Da Coluna de Carlos Damião (ND, 14/08/2018)
Rede Rua e o MNPR-SC (Movimento Nacional da População de Rua – Santa Catarina) organizam e convidam a comunidade para evento neste sábado (18/8), em referência ao Dia Nacional da População de Rua (19/8). As atividades, das 9 às 17h, no Largo São João Paulo 2º (Catedral), incluem um espaço de socialização e convivência, buscando a valorização das potencialidades das pessoas em situação de rua, a divulgação dos serviços e entidades que prestam serviços às pessoas em situação de rua. Haverá apresentações de teatro e música, atendimento e orientação de serviços e rodas de conversas. A ação terá apoio de organizações não-governamentais, da Prefeitura de Florianópolis e da Defensoria Pública da União.
A Rede Rua (Rede Intersetorial da População de Rua de Florianópolis) é um espaço aberto de encontro de diferentes atores (serviços, movimentos sociais, entidades) que atuam com a população de rua no município e pessoas em situação de rua, criado em março de 2018, com reuniões mensais, na segunda quarta-feira do mês, no Instituto Arco-íris, no período vespertino, e tem por objetivo o reconhecimento da rede de serviços e ações, a qualificação da atenção ofertada e a garantia de direitos.
O MNPR-SC (Movimento Nacional da População de Rua – Santa Catarina) é um movimento social formado pelas pessoas em situação de rua e apoiadores, com reuniões semanais, às segundas-feiras, a partir das 14 h, no Coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa (da praça 15 de Novembro).