29 ago Floripa Se Liga Na Rede habilita empresas para fazer ligação de imóveis à rede de esgoto
Nesta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) deram mais um passo em conjunto visando promover a interligação de todos os imóveis atendidos por rede pública de esgoto da cidade. Por meio do Programa Floripa Se Liga Na Rede, foi oferecida a capacitação gratuita “Como fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede da Casan” para empresas e profissionais autônomos que trabalham com instalação hidráulica, encanamento e construção.
De acordo com o coordenador do programa e superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, o objetivo do curso foi o de habilitar empresas para prestarem serviços de regularização das edificações inspecionadas pelas equipes do programa que apresentem alguma inadequação. Além de serem indicados oficialmente pela PMF e Casan, os participantes serão credenciados pela Caixa Econômica Federal para atender os correntistas do banco que optarem por utilizar o Cartão de Crédito Se Liga Na Rede, novidade desta fase do programa e que vai dar condições financeiras para que o proprietário possa arcar com os custos tanto de material de construção, quanto de mão-de-obra.
“O curso foi uma etapa marcante do programa, pois nos permitiu orientar os profissionais que vão nos ajudar a resolver os problemas da cidade quanto a ligação de esgoto. São empresas e trabalhadores que vão ser os primeiros a participarem do financiamento com o Cartão Se Liga Na Redes. Com essa medida, portanto, estamos dando as condições para acabar de vez com as ligações clandestinas, oferecendo quem faz a adequação e dando condições para pagar”, disse Arruda.
Sobre o curso
O curso “Como fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede da Casan” foi ministrado pelo engenheiro Igor Puff Floriano, da Echoa Engenharia, empresa responsável pela operação desta nova fase do Floripa Se Liga Na Rede. Em dois turnos, a capacitação teve pela manhã aula teórica no Auditório da Aresc e, à tarde, aula prática interativa em uma instalação hidráulica simulada nas dependências da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, da Casan.
“Foi importante trocar experiências com quem está no mercado e ao mesmo tempo alinhar com eles uma parceria para tornar mais efetiva a ação do Floripa Se Liga Na Rede lá na ponta, no atendimento do munícipe”, destacou Floriano.
Ao final, o gerente geral da Agência Caixa Econômica Federal, Carlos Renato Rossetto, prestou esclarecimento sobre como será feito o credenciamento das empresas no banco para poder oferecer o serviço sob o financiamento.
“Esta condição é inédita no país, pois esse cartão vai possibilitar não só o pagamento do material de construção, mas também da mão-de-obra. É um passo importante para o futuro de nossa cidade e a qualidade de vida de nossos filhos”, ressaltou.
O certificado do curso será uma das condições para o credenciamento no banco.
Conhecimento para convencer
Síndico de três condomínios e proprietário de uma empresa de reforma e construção, Carlos Alberto Ferreira Reis elogiou a estrutura da capacitação e comemorou as possibilidades que terá para seu negócio.
“Nós que lidamos com uma série de problemas relacionados a esgoto, foi importante nos atualizar sobre normas e procedimentos para contornar situações que se apresentam. Com o financiamento, ganhamos também um argumento a mais para convencer as pessoas a se regularizar”, disse.
O pedreiro José Rodrigues da Silva Filho disse estar satisfeito porque agora vai poder dizer aos seus clientes que está certificado pela Casan e a Caixa.
“Estou levando conhecimento para quem me contrata, pois fui orientado na prática, in loco. Isso é importante, porque as pessoas têm muita resistência em mexer em obra de esgoto dentro do terreno”, comentou.
(PMF, 28/08/2018)