03 jul Segunda edição do Dia de Cooperar reúne 8 mil pessoas no Parque de Coqueiros
A segunda edição do Dia de Cooperar – Dia C, promovido por cooperativas, em Florianópolis, recebeu cerca de 8 mil pessoas no Parque de Coqueiros, sábado (30). O público foi 60% maior que o esperado pelos organizadores. Promovido pelo Sescoop/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em SC) em parceria com a Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e 12 cooperativas da Grande Florianópolis, o Dia C ofereceu diversos serviços à comunidade.
Crianças e adultos participaram de atividades de saúde, educação, cultura, lazer, cidadania e sustentabilidade. “O objetivo é mostrar para a Grande Florianópolis o que é o cooperativismo de Santa Catarina. As cooperativas fazem um trabalho importante que precisa ser divulgado”, disse o presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin.
Para dar conta da missão, 230 voluntários, cooperados ou não, se envolveram no evento, que recebeu doações de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho da RICTV Record. Cristiane Oliveira, dona de uma empresa que faz atividades de cooperação em empresas e escolas, levou para o Dia C os jogos cooperativos. “O intuito dos jogos é mudar a cabeça das pessoas, porque desde pequenos aprendemos a competir. A ideia é passar a ver o outro como parceiro, e fazemos isso por meio de brincadeiras nas quais as pessoas precisam se unir”, explicou.
Com diversas cooperativas de crédito, a educação financeira esteve na pauta do Dia C. Além da distribuição de cofrinhos para aprender a poupar, oficinas de educação financeira, inclusive para crianças, fizeram parte da programação.
Já a Fecoagro levou para o evento o tema da sustentabilidade ao distribuir sementes e mudas de hortaliças, gratuitamente. Saúde foi outro foco do Dia C, que ofereceu à comunidade aulas de ioga e de zumba, além de aferição de pressão arterial e vacinação contra a gripe. Apresentação de música, dança e teatro complementaram a programação.
(ND, 03/07/2018)