Museu da Udesc adquire equipamento escalador de escadas para transporte de cadeirantes

Museu da Udesc adquire equipamento escalador de escadas para transporte de cadeirantes

Usuários de cadeiras de rodas agora podem visitar o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com mais conforto e acessibilidade. Localizado no Centro Histórico de Florianópolis, o museu adquiriu um carro escalador de escadas que transporta os cadeirantes com segurança na entrada do local e entre os dois andares.

Devido ao seu valor histórico, o Museu da Udesc é um imóvel tombado e está enquadrado na categoria P1 de preservação. Ou seja, o prédio não pode sofrer alterações, tanto interna como externamente.

“Qualquer intervenção altera a fachada. Além disso, a escada da frente é muito íngreme e não comporta rampa”, diz a coordenadora do museu, Sandra Makowiecky.

O equipamento portátil é apoiado sobre rodas e correias dentadas do tipo esteiras, com tração a motor elétrico, alimentado por bateria. O carro tem várias funções, como botão de parada de emergência, sensor de inclinação eletrônico com controle de velocidade e aviso de ângulo de condução acústico e visual.

Acessibilidade

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, em 2012, o livro “Acessibilidade a Museus”, segundo volume da Coleção Cadernos Museológicos. O livro procura orientar os profissionais dos museus brasileiros sobre a necessidade de adaptação dos espaços para torná-los acessíveis às pessoas com deficiência.

A acessibilidade aos museus está prevista no território nacional pelo Estatuto de Museus, na Lei Federal nº 11.904/2009. Além disso, é citada em normas, declarações, recomendações e tratados internacionais.

(UDESC, 24/07/2018)