Compra de 600 mil copos plásticos pela Comcap causa polêmica em Florianópolis

Compra de 600 mil copos plásticos pela Comcap causa polêmica em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 23/07/2018)

Autarquia responsável pela gestão dos resíduos produzidos em Florianópolis, a Comcap publicou na última terça-feira o resultado de licitação para a compra de 600 mil copos plásticos, ao preço de R$ 28,8 mil. O mesmo processo também autoriza a aquisição de 25 mil copinhos de café, por R$ 700,00. A decisão acontece em meio a uma campanha nacional pela diminuição do uso de plástico. A Câmara de Florianópolis também discute um projeto de lei que pretende banir o uso de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares e restaurantes.

Por meio de nota, a direção da Comcap informou que “como se trata de registro de preço, as quantidades são adquiridas conforme a necessidade que é de praticamente, um copo por empregado/dia” e que “não há exagero nisso”. A autarquia, que tem 1,7 mil funcionários, afirmou também que vai publicar em breve novo edital de compra e que “desde já compromete-se a analisar uma possível substituição que atenda à necessidade de ser mais sustentável do ponto de vista ambiental, mas igualmente responsável do ponto de vista das condições de segurança e higiene do trabalho”.

Em 2010, a Comcap fez uma tentativa de substituir os copos plásticos no dia-a-dia. Cada empregado recebeu uma caneca de alumínio mas, segundo a autarquia, “a solução foi de difícil adaptação à alta movimentação do trabalho”. Segundo a justificativa oficial, “os auxiliares operacionais e garis circulam muito, com equipamentos de trabalho o que limita um pouco a possiblidade de carregarem consigo garrafas ou copos de materiais mais duráveis”.