08 jun Prefeitura lança coleta seletiva de orgânicos por pontos
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, lança em seminário nesta sexta-feira (8 de junho), no Jardim Botânico, o projeto “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis”, segundo colocado nacional em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente e viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.
Com o projeto, informa o presidente da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, Carlos Alberto Martins, a Prefeitura de Florianópolis vai implantar projeto piloto de coleta de resíduos orgânicos ponto a ponto. “Não há cidade no Brasil que faça a coleta de orgânicos em escala, nós vamos, por determinação do prefeito Gean, encarar esse desafio de começar a implantar a coleta em três frações: recicláveis secos, que já existe, orgânicos e rejeito”, afirma Carlão Martins.
O projeto servirá à implantação de sistemas de compostagem em escala domiciliar, comunitária e institucional, com ações de sensibilização e capacitação, monitoramento e apoio técnico. Tem como finalidade ajudar o município a atingir a meta de desvio do aterro sanitário de 60% dos resíduos secos e 90% dos resíduos orgânicos até 2030, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
“As metas de recuperação de resíduos não são da Comcap ou da Prefeitura, são da cidade, por isso a marca desse projeto é a colaboração e a gestão descentralizada”, aponta Carlão Martins.
De acordo com engenheira sanitarista Karina da Silva de Souza, gerente do Departamento de Projetos e Procedimentos da Comcap, hoje Florianópolis já conta com milhares de iniciativas domiciliares de recuperação dos orgânicos na fonte, com minhocários ou outros métodos, e pelo menos 30 pátios de compostagem e pontos de entrega de orgânicos institucionais e privados.
“Vamos desenvolver um sistema de informação que some todos esses resultados, hoje medimos apenas o que passa pela balança da Comcap. Isso demonstrará o grau de consciência avançada do cidadão de Florianópolis que deixa de gerar resíduos na sua casa ou já os recicla no seu bairro”, incentiva a engenheira.
No projeto, serão investidos R$ 987 mil em recursos do Fundo Socioambiental da Caixa, com contrapartida de 1% da Prefeitura de Florianópolis.
Ações previstas no projeto:
– Implantação de coleta seletiva de orgânicos ponto a ponto. Serão instalados pontos de entrega voluntária de orgânicos em centros de saúde, escolas da rede municipal e outros pontos estratégicos.
– Aquisição de equipamentos (bombonas, balanças), ferramentas e materiais de construção civil para implantação dos pátios e de três veículos, dois utilitários e um automóvel, para a coleta dos resíduos, supervisão técnica e educação ambiental.
– Ampliação e melhoria dos dois pátios de compostagem operados pela Comcap e Floram, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Itacorubi, e Parque do Córrego Grande.
– Implantação de novo pátio de compostagem no Ecoponto da Comcap no Morro das Pedras e ampliação do pátio na Base Operacional Norte.
– Implantação de dois novos pátios pela Floram.
– Fortalecimento das duas iniciativas de compostagem comunitária já existentes Revolução dos Baldinhos e Horta Pedagógica do Pacuca.
– Implantação de cinco novos pátios com gestão comunitária.
Os novos pátios serão mapeados com lideranças comunitárias a partir do seminário de lançamento do projeto.
Campanha educativa
Durante o seminário, o prefeito Gean Loureiro vai apresentar a campanha educativa de mídia da Comcap. “Estamos recuperando inclusive a capacidade da Comcap de investir na divulgação e na educação para a coleta seletiva”, afirma Carlão Martins.
Comitê gestor do JBF
Também na ocasião, o prefeito Gean Loureiro assinará decreto que institui o Comitê Gestor do Jardim Botânico de Florianópolis formado por representantes dos seguintes órgãos:
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Floram e Ipuf)
– Comcap
– Secretaria Municipal de Segurança Pública
– Procuradoria Geral do Município
– Entidades convidadas: Associação Amigos do Jardim Botânico, Epagri, Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Ufsc, Udesc e Sebrae.
(PMF, 07/06/2018)