29 jun Obras que transformarão o Tisac em espaço social devem ficar prontas até janeiro de 2019
Depois de 15 anos sem nunca ser usado conforme planejado, o Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) será readequado para abrigar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Antonieta de Barros. Nesta quinta-feira (28), foi lançado o edital de licitação para reformas e ampliação do terminal. O prefeito Gean Loureiro (MDB) acredita que em seis ou sete meses a obra estará pronta. Ele ressaltou a importância de resgatar espaços inutilizados e transformá-los em projetos que farão a diferença na vida de muitas pessoas. “Ofertar atividades durante todo o dia é capacitar vidas, reduzir a violência e promover cidadania”, disse.
O projeto vai oferecer oficinas durante todo o dia para 400 crianças, jovens e idosos. O valor da obra está orçado em R$ 3,3 milhões. A readequação do Tisac compreende salão, refeitório para idosos e crianças, cozinha, salas de aula, sala de eventos, sala de professores, banheiros, recepção, castelo d´água, depósito de lixo e central de gás.
A intenção da prefeitura, segundo Gean, é dar movimento e vida à região do terminal, principalmente aos moradores do bairro Saco dos Limões. “Nosso propósito também é resgatar a autoestima da população do entorno”, afirmou.
Neste contexto, a secretária de Assistência Social, Katherine Schreiner, enumerou algumas atividades que serão realizadas no Centro de Convivência: reforço escolar, reforço de laços familiares e afetivos, oficinas diversas para jovens, adultos e idosos, palestras educacionais, curso de inserção para jovens e reinserção para idosos no mercado de trabalho, atividades de lazer, apresentações artísticas e noções de empreendedorismo.
Gean calcula que o processo licitatório, com recursos e outras movimentações, deve se estender em três meses até ser conhecida a empresa vencedora. E cerca de mais três ou quatro meses para a conclusão e ampliação da obra. A área onde está localizado o Tisac é de aproximadamente 7.000 m², com 1.500 m² de área construída.
(Confira Matéria completa em ND, 29/06/2018)