25 jun Lixos viram personagens em campanha sobre reciclagem
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 22/06/2018)
A nova campanha da Comcap, de Florianópolis, sobre coleta seletiva de resíduos, faz sucesso por usar humor inteligente. Diversos tipos de lixo como cascas de laranja e banana e latinhas viram personagens para mostrar o destino correto na campanha criada pela agência OneWG, que usa também como alertas alusão a frases populares como aquela de escorregar em casca de banana.
O prefeito Gean Loureiro diz que o objetivo é fazer com que as pessoas vejam o lixo com outros olhos. Hoje, 35% do lixo de Florianópolis que chega no aterro sanitário é resíduo orgânico, 43% são itens recicláveis secos e 22% são rejeitos. Para a Comcap, é muito material reciclável e orgânico que poderia ser reinserido no ciclo econômico ao invés de ir no aterro sanitário de Biguaçu.
Até 2030, a meta do município é recuperar 90% dos itens orgânicos, que podem ser transformados em compostos orgânicos, e 60% dos recicláveis secos. Caso o lixo orgânico gerado atualmente pelos 110 mil domicílios da Capital fosse transformado em compostos para reuso, o município economizaria R$ 9,5 milhões por ano, sem incluir ganhos ambientais e sociais.