08 jun Gean Loureiro diz que “requalificação” do centro histórico de Florianópolis é prioridade
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 08/06/2018)
Em conversa por telefone nesta quinta-feira (7), Gean Loureiro (PMDB) disse ontem que a “requalificação” do centro histórico de Florianópolis está no radar da prefeitura e que vem cuidando pessoalmente do assunto. Na edição desta quinta-feira, a coluna destacou a insatisfação dos comerciantes sobre a região. Eles alegam que muitos empreendimentos já fecharam as portas e cobram providências do poder público para reverter a degradação da área. “Há uma preocupação transversal do governo sobre o centro histórico”, defende-se Gean. Sobre as ruas, uma das reclamações expostas pela CDL, ele disse que calçadas serão recuperadas e todas as vias asfaltadas terão nova pavimentação. A Comcap, segundo ele, foi orientada a trocar todas as lixeiras. Sobre a Escola Antonieta de Barros, a PMF alega que pediu a intervenção do Estado, dono do imóvel.
Diante das reclamações publicadas ontem, o prefeito pontuou algumas ações e projetos para o centro histórico. Demonstram, segundo ele, que a PMF não abandonou a área:
_ Gean destacou que garantiu a retomada da reforma da Casa de Câmara e Cadeia, na Praça 15, com pagamento de R$ 3 milhões em recursos próprios. A previsão, segundo ele, é entrega em agosto, com meta de inauguração do Museu de Florianópolis até o final do ano. O espaço será administrado pelo Sesc.
_ Também disse que estão reservados R$ 8 milhões do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a revitalização do Largo da Alfândega. Depois de vencido o prazo de recursos, o resultado da licitação deve ser homologado em julho. Depois disso, corre o prazo de execução de 180 dias para conclusão da obra.
_ O prefeito anunciou que até 7 de julho, último prazo permitido pela legislação eleitoral, será assinado um convênio entre a PMF, Celesc, governo do Estado, CDL e Sebrae para tirar do papel o projeto de revitalização da rua Bocaiúva. O assunto foi tratado com o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) no início da semana.
_ Além disso, o peemedebista disse que busca apoio do BNDES para um projeto nas ruas João Pinto e Tiradentes e imediações. O financiamento será discutido na próxima quinta, no Rio de Janeiro, com o presidente do banco, Dyogo Oliveira.