21 maio “O Contorno da BR-101 só depende da ANTT”, diz superintendente da Arteris em entrevista
Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 19/05/2018)
Confira entrevista com André Bianchi, superintendente da Arteris, empresa que tem a concessão do trecho da BR-101 entre Curitiba e Palhoça:
O que está realmente impedindo a conclusão do Contorno da BR-101?
A Arteris está trabalhando em 70% do trecho, com obras em 36 quilômetros. Faltam 15 quilômetros no Sul, onde houve alteração significativa do projeto. Exigiu que a empresa projetasse mais três túneis duplos e que passam por uma região montanhosa. A empresa depende de autorização da ANTT. A previsão é de que a ANTT vai liberar até o final do ano. A partir daí, são três anos de construção para entregar a obra.
Por que tanta demora?
Quero reforçar que a Arteris tem o máximo interesse em terminar a obra o mais rápido possível. Não há o menor interesse no atraso, porque ele gera impacto na nossa tarifa, causa um sobrecusto na obra e impacta na fluidez e no número de acidentes da BR-101. A concessionária já concluiu 9 quilômetros, pavimentados e outros trechos serão entregues em 2019.
Há quanto tempo a ANTT estuda o novo projeto do Sul?
O projeto executivo do trecho sul foi entregue em 2015. E quanto antes a empresa tiver a aprovação muito melhor. O contorno vai melhorar o tráfego, o que é também muito bom para a empresa.
A Arteris e ANTT anunciaram a conclusão em 2020. Por que agora é para 2021 ou 2022?
Basicamente, pela não liberação dos projetos pela ANTT. O tempo de obra não foi alterado. A Arteris já executou 95% da desapropriação total e falta apenas a aprovação dos projetos do trecho sul.
Se a Prefeitura da Palhoça não tivesse autorizado o conjunto habitacional sobre o traçado original, o Contorno já estaria pronto?
Muito provavelmente, sim! Todo o percurso estaria sendo executado. A mudança será significativa. Uma coisa é uma obra no plano (traçado original) e outra é uma obra com túneis e viadutos. Ampliou o tempo de execução e aumentará de conclusão. Sem falar no custo social.
Há alguma outra pendência para conclusão?
Não. O que está pendente é a aprovação dos projetos pela ANTT. A empresa já investiu R$ 915 milhões no contorno e está totalmente comprometida com a obra. Não faltam recursos. Temos 100% de interesse em entregar a obra o mais rápido possível.