04 abr Assembleia promove exposição de cartunista autista
Formado em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e especialista em produção multimídia pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), Rodrigo Tramonte é o protagonista da exposição “O olhar artístico de um cartunista autista”. A mostra, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta um pouco sobre o dia a dia do cartunista, que descobriu a Síndrome de Asperger aos 30 anos de idade.
A exposição, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, é composta por fotos que mostram o cotidiano de Rodrigo, além de imagens do seu trabalho. Depois de passar por algumas agências de publicidade e diversas empresas de material didático, Rodrigo optou por dedicar-se ao trabalho de freelancer, fazendo ilustrações no estilo cartoon, livros em quadrinho e caricaturas ao vivo durante eventos.
O artista também é autor do livro ‘Humor Azul – o lado engraçado do autista’, que conta como as pessoas diagnosticadas com a doença reagem às situações cotidianas. Para ele, exposições como essa são uma oportunidade de reconhecimento e valorização.
“Atitudes como essa ajudam a quebrar esses tabus e superar os preconceitos de que a pessoa autista é incapaz. Apesar dos avanços na medicina, ainda tem muita gente que acredita que autista não pode trabalhar, nem ser independente. E são atividades como essa da Assembleia, que valorizam a habilidade e não a deficiência, que ajudam a quebrar esse paradigma”, destaca o cartunista.
A mostra fica aberta para visitação até sexta-feira (6) no Espaço Didático Cultural, no 1º andar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
(Alesc, 03/04/2018)