17 abr Ambulantes desrespeitam prazo e mantêm barracas de praia em funcionamento
O prazo para o comércio de ambulantes nas praias de Florianópolis terminou oficialmente no último domingo (15), mas quem passou pelos principais destinos turísticos da cidade nesta segunda-feira (16) ainda encontrou comerciantes trabalhando normalmente nas estruturas fixas nas areias dos balneários, mesmo diante dos avisos de penalização em editais futuros. Outros, com receio de ficarem de fora da próxima temporada, providenciaram o desmonte das barracas, mesmo com turistas nas praias.
Com o prazo expirado, a Prefeitura de Florianópolis começou nesta segunda uma operação para fiscalizar todos os 2.592 alvarás expedidos em 15 de dezembro. Os comerciantes que não promoverem o desmonte e a entrega das estruturas receberão penalizações e serão excluídos do edital da próxima temporada de verão. Já os quiosques que continuam abertos estão sendo fechados.
Elizete Santos, que há dez anos trabalha como ambulante na Barra da Lagoa, não quis arriscar. Mesmo com movimento na praia, providenciou o desmonte da barraca. “Poderiam nos liberar tranquilamente para trabalhar até o feriadão de maio, mas como a data é hoje eu tenho que desmontar”, disse.
Das dez estruturas montadas na Barra da Lagoa, apenas a de Elizete e mais uma foram desmontadas. Na Joaquina, das sete barracas, duas funcionavam normalmente nesta segunda-feira e apenas uma havia sido desmontada. Funcionários dos restaurantes que ficam abertos o ano inteiro informaram que alguns dos comerciantes prometem abrir as barracas no próximo fim de semana.
(Veja Matéria completa em ND, 17/04/2018)