Escola municipal de Florianópolis recebe palestra sobre prática ilegal da farra do boi

Escola municipal de Florianópolis recebe palestra sobre prática ilegal da farra do boi

Em torno de 400 crianças e adolescentes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho receberão orientações e cartilhas da Polícia Militar Ambiental sobre a prática ilegal da farra do boi. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 10 horas da manhã, no estabelecimento de ensino, localizado no Santinho, Norte da Ilha.

Conforme a diretora da unidade, Marli Magda Muller, os estudantes serão alertados a respeito do sofrimento que esta tradição do litoral catarinense traz para o animal, bem como acidentes que podem ser causados aos farristas e danos ao patrimônio público e privado.

O ato, que é realizado principalmente no período de Quaresma, consiste em soltar um boi para que as pessoas corram atrás dele. Geralmente, o animal percorre enormes distâncias, ficando exausto. Muitos farristas machucam o boi utilizando pedras, paus e cordas.

Em 1997, a farra do boi foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal por ser compreendida como prática de maus-tratos contra animais.

O ritual também é combatido pela Lei Federal de Crimes Ambientais, número 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Em seu artigo 32, a lei prevê sanções para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Quem desrespeitá-la, poderá ser preso por três meses a um ano, e receber multa.

Serviço

O quê? Palestra a estudantes sobre a farra do boi

Quando: 28 de março (quarta-feira), às 10 horas

Onde: Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho – Estrada Vereador Onildo Lemos, 1409, Santinho, Norte da Ilha

(Floripa News, 27/03/2018)