Bicicletas compartilhadas

Bicicletas compartilhadas

As Frentes Parlamentares de Mobilidade Urbana e de Defesa dos Ciclistas em reunião nesta quinta-feira (16/03) debateu sobre a utilização de bicicletas compartilhadas, em Florianópolis. O encontro, presidido pelo vereador Maikon Costa (PSDB), ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Em pauta, entre outros assuntos, foram debatidas soluções para o projeto Floribike, sistema para que os cidadãos possam usar bicicletas compartilhadas. A proposta que já vem sendo discutida desde 2009, porém, nunca foi colocada em prática, já lançou dois editais, um em 2012 e outro em 2014, que não obtiveram empresas e entidades interessadas em participar.

Para o vereador Maikon Costa (PSDB), o que era imposto nos editais era impraticável no sentido econômico. “O que não queremos é um novo edital vazio. Se trabalharmos na linha de que a exigência de investimento na estrutura cicloviária pode ser um problema para efetivar interessados, propor um tempo menor, como 5 anos renováveis por mais 5, pode ser o ideal.”

O diretor da região metropolitana do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Michel Mittmann, reforçou que o novo edital foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana e neste momento está em análise do setor de licitações da prefeitura.

A próxima reunião das Frentes será no dia 5 de abril e discutirá os avanços da lei 78/2001, que dispõe sobre o uso de bicicletas e o sistema cicloviário.

SAIBA MAIS

Em janeiro deste ano foram instaladas na Câmara as Frentes Parlamentares de Mobilidade Urbana e de Defesa dos Ciclistas. Ambas têm o propósito de acompanhar as políticas públicas de transporte urbano da Capital, monitorar a execução de planos e projetos e sugerir novas alternativas de modais de transporte.

As Frentes são presididas pelo vereador Maikon Costa (PSDB) e contam na sua composição com os parlamentares Marquito (PSOL), Afrânio (PSOL), Lela (PDT), Pedrão (PP) e Gabriel Meurer (PSB).

(CMF, 16/03/2018)