19 jan Mesmo sem ser área de risco, vacina da febre amarela está disponível em Florianópolis; veja postos
Os postos de saúde de Florianópolis estão com vacinas da febre amarela disponíveis gratuitamente para a população. A recomendação é clara: devem se vacinar apenas as pessoas que viajam para áreas de circulação do vírus. A capital catarinense não é uma área de risco, conforme a Vigilância Epidemiológica.
O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista completa com todos os municípios do país e a respectiva recomendação de vacinação. Em Santa Catarina, em 162 municípios é preciso fazer a vacinação, não incluindo a capital. Confira a lista completa aqui.
Quem recebeu a vacina ao longo da vida já será considerado vacinado e não precisa de nova dose.
Nos postos de Florianópolis, a vacinação é rotina para criança acima de 9 meses nascidas a partir de 2017 e para viajantes de áreas recomendadas. A vacina deve ser aplicada em até 10 dias antes da viagem.
Pessoas acima de 60 anos só podem se vacinar com recomendação médica. Doadores de sangue devem suspender a doação por até 4 semanas. Mulheres amamentando devem suspender por até 10 dias o aleitamento. Quem estiver com doenças agudas e febre de moderada a grave, também deve aguardar.