Florianópolis ganha novos controladores de semáforos em oito cruzamentos da área central

Florianópolis ganha novos controladores de semáforos em oito cruzamentos da área central

Os motoristas de Florianópolis devem começar a perceber nesta quarta-feira (17) as mudanças nos semáforos de oito cruzamentos do Centro. Isso porque nesta terça-feira (16), a Diope (Diretoria de Operações de Trânsito) começou a troca de oito controladores de semáforos em cruzamentos da avenida Paulo Fontes, rua Padre Roma e avenida Rio Branco. Os equipamentos comprados de uma empresa paulista foram desenvolvidos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e, na primeira etapa, reduzirão os efeitos de queda de energia e a ocorrência do sinal amarelo de forma intermitente. A tecnologia em tempo real deve entrar em funcionamento a partir de maio de 2018.

A capital catarinense tem 675 semáforos em 131 cruzamentos. “Os novos controladores possuem um pequeno nobreak e, assim, superam as quedas de energia elétrica evitando os semáforos intermitentes. Na segunda etapa, que deve começar no fim de janeiro, instalaremos as câmeras até o fim de janeiro. Ao todo serão 30 controladores e 120 câmeras, mas a tecnologia em tempo real deve começar a funcionar a partir de maio, porque precisa passar por adequações após a instalação”, explicou o diretor da Diope, Fabrício Justino.

Atualmente, a manutenção dos semáforos de Florianópolis é realizada por um grupo de nove funcionários da SMDU (Secretaria Municipal Desenvolvimento Urbano). Na tarde desta terça, eles aproveitaram para trocar o grupo focal na esquina entre a rua Padre Roma e a avenida Rio Branco. O antigo equipamento ainda tinha o formato de “T” e, agora, recebe a tecnologia de LED.

(Veja Matéria completa em ND, 16/01/2018)