Festa do Divino é reconhecida como patrimônio imaterial catarinense

Festa do Divino é reconhecida como patrimônio imaterial catarinense

Com 244 anos de existência, a Ides (Irmandade do Divino Espírito Santo) recebeu a notícia que era aguardada desde dezembro do ano passado. O Conselho Estadual de Cultura concedeu o título de patrimônio imaterial catarinense à Festa do Divino. Com isso, Santa Carina agora tem dois eventos considerados patrimônio imaterial – o primeiro foi a procissão de Nosso Senhor dos Passos.

A decisão do Conselho foi unânime, sempre ressaltando o “profundo embasamento originário de uma pesquisa histórica, mostrando que a Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis foi criada em 1773 e reflete as tradições da cultura dos povoadores açorianos da Ilha de Santa Catarina”. Além disso, é destacado que “a manifestação ocorre não apenas em Florianópolis, mas também em dezenas de outros municípios catarinenses, expondo seu caráter relevante para a cultura de nosso Estado”.

A partir de agora, a Festa do Divino, também chamada de Divina Festa da Ides, estará inserida no Livro das Celebrações, conforme dispõe o decreto estadual 2.504/2004. É o segundo evento a merecer este registro. É considerado um dos eventos religiosos cristãos mais importantes dentre muitos praticados no Estado.

(Veja Matéria completa em ND, 29/01/2018)