Desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso são cancelados em Florianópolis

Desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso são cancelados em Florianópolis

Os desfiles das escolas dos dois grupos de acesso de Florianópolis no Carnaval 2018 na Passarela Nego Quirido foram cancelados. Em nota divulgada na noite de segunda-feira (18), a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) alegou que os recursos garantidos são suficientes apenas para os desfiles das escolas do grupo especial.

“Os desfiles dos grupos de Acesso e Acesso A ficam cancelados no ano de 2018, por único e exclusivo motivo de falta de recursos financeiros para colocar as agremiações na avenida”, informou a Liesf.

Com a mudança, o desfile, antes dividido em dois dias com escolas do grupo especial e de acesso juntas, será realizado apenas no sábado, 10 de fevereiro, com uma nova ordem.

Não haverá rebaixamento nem acesso ao grupo especial para 2019.

Nova ordem dos desfiles

Um novo sorteio para ordem dos desfiles foi feito seguindo o regulamento deste ano, com a última colocada de 2017 sendo a primeira a desfilar em 2018. A ordem do desfile será a seguinte:

Dascuia
Nação Guarani
Unidos da Coloninha
Embaixada Copa Lord
Protegidos da Princesa
Consulado

Recursos

Segundo a Liesf, a Prefeitura de Florianópolis “cumpriu com tudo o que foi prometido”, com repasse de R$ 1,5 milhão. No entanto, esse recurso “viabiliza somente o desfile de cinco Escolas do Grupo Especial (decisão da maioria dos presidentes)”, informou a Liesf. Isso porque não conseguiram captar recursos junto à Lei Rouanet, como esperado.

“A expectativa de patrocínio junto a patrocinadores do carnaval pela Lei Rouanet até a presente data não se concretizou e a incerteza de recursos futuros para a viabilização do grupo de Acesso e Acesso ‘A’, aumentaram”, diz a Liesf.

A Liga deve procurar em janeiro contratos com antigos patrocinadores “visando um incremento no orçamento do grupo Especial e a amortização de dívidas da entidade que necessitam ser sanadas para a viabilização dos próximos carnavais”, ainda informa a nota.

(G1sc, 19/12/2017)