Acordo prevê que terminal do Saco dos Limões, em Florianópolis, receba melhorias para abrigar indígenas

Acordo prevê que terminal do Saco dos Limões, em Florianópolis, receba melhorias para abrigar indígenas

Um acordo firmado na quarta-feira (13) prevê que a União, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a prefeitura de Florianópolis façam melhorias no terminal desativado do Saco dos Limões, a fim de que o espaço receba os indígenas que vêm à cidade na temporada de verão para vender artesanato. O encontro entre as partes foi mediado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Sem local específico para ficar, os índios acabam ficando em locais sem condições. Desta vez, muitos estão acampados no Centro. Pelo acordo firmado, na próxima segunda-feira (18) as mais de dez famílias indígenas sem alojamento terão que ser transferidas para o terminal do Saco dos Limões.

Os indígenas terão que ficar no local, como ocorreu na temporada passada, até a construção de uma Casa de Passagem, determinada pela Justiça Federal. Reparos devem ser feitos no terminal, que este ano foi alvo de saques e incêndio por vândalos, e que tem vigilância. Pias e vasos sanitários serão solicitados à Secretaria especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

Pelo acordo, o Conselho Estadual dos Povos Indígenas, o Governo do Estado e a Funai deverão providenciar lonas e barracas. O estado também terá que cuidar da segurança.

(G1sc, 14/12/2017)