17 nov Udesc tem representante em entidade que atuará pelos objetivos do desenvolvimento sustentável
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma das organizações representadas no ODS Think Tank, entidade criada para atuar como grupo de estudos, debates e pautas estratégicas visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.
Formada por especialistas, influenciadores e estudiosos, representando os setores público, privado, universidade e sociedade civil, a entidade foi instituída na manhã da última terça-feira, 14, em evento realizado no Auditório da Engie Brasil Energia.
A Udesc é representada no ODS Think Tank pela professora Graziela Dias Alperstedt, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que é uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Osbif) e também do Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social (Leds). Veja a lista completa de integrantes abaixo.
Palestra
O lançamento da entidade contou com uma palestra do professor Leonardo Secchi, pró-reitor de Planejamento da Udesc e docente do Departamento de Administração Pública da Esag.
Secchi abordou na apresentação o conceito de “Think Tank”, que são organizações “voltadas a dar cientificidade às políticas públicas. Elas tornam possível que políticas públicas sejam feitas com base em dados e evidências, ao invés de interesses”, destacou.
O evento também teve a participação do economista Alison Fiuza, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que apresentou um diagnóstico Marco Zero dos Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado; e de Clarissa Iser, integrante do Movimento ODS Nós Podemos SC, que abordou o planejamento da atuação da entidade para 2018.
Com encontros bimestrais, o ODS Think Tank tem entre seus objetivos “promover a articulação e a interlocução com públicos de interesse, apresentar proposições para melhorias nos indicadores e encaminhar propostas de ação às partes interessadas, a exemplo do poder público”.
Integrantes do grupo ODS Think Tank:
Anderson Giovani da Silva – Secretário Executivo da Rede de Ação Política para a Sustentabilidade (Raps);
Otávio Nunes Neto – Coordenador do Bairro da Juventude;
Regina May de Farias – Apoio à gestão do Movimento;
Corinne Giely-Eloi – Coordenadora Geral Nós Podemos Grande Florianópolis;
Andreia Amorim – Diretora da Prosperitate Consultoria e Coordenadora de Mobilização do Movimento;
Norton Flores Boppré – Diretor de Desenvolvimento Regional na Secretaria de Estado do Planejamento;
Adelita Adiers – Coordenadora Geral;
Luciane Pinheiro Pedro – Responsabilidade Social Corporativa na Engie;
Mariane Maier Nunes – Gerente Executiva do ICOM;
Graziela Dias Alperstedt – Coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Osbif), da Udesc Esag;
Clarissa Iser – Diretora da Projeta Planejamento e Marketing e Coordenadora de Projetos e Recursos do Movimento ODS Nós Podemos SC;
Luessa Luessa de Simas Santos – Gouvêa dos Reis Advogados, conselheira fiscal do Movimento ODS Nós Podemos SC.
Os 17 ODS foram definidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Saiba mais no site do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina.
(Udesc, 16/11/2017)