06 nov Rede de Monitoramento Cidadão apresenta relatório sobre a cidade
A Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Florianópolis apresenta, no próximo dia 30 de novembro, seu primeiro Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI). O documento divulga à população dados levantados junto ao poder público sobre temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores. Inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/oJD1bG
O evento é aberto à população e acontece no auditório da CDL, a partir das 13h30. Na oportunidade, a RMC Florianópolis também irá apresentar resultados da sua pesquisa de opinião pública, que ouviu mais de mil moradores da cidade com o objetivo de entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram. No evento, especialistas irão correlacionar os dados técnicos da gestão pública com a percepção dos moradores que participaram da pesquisa, realizada em todas as regiões de Florianópolis, entre setembro e outubro.
O evento marca o primeiro exercício de monitoramento da rede, fundada em abril deste ano, e inicia também uma nova fase para a RMC, que passa a acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas na Capital, a partir do próximo ano. Além de apresentar os dados à população, a Rede entregará os relatórios à Prefeitura Municipal de Florianópolis. O trabalho da RMC busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento da cidade. Os resultados da pesquisa também fortalecem e empoderam os trabalhos de cidadãos e organizações comunitárias, bem como estimulam que as pessoas reflitam e compreendam a qualidade de vida e a sustentabilidade da sua cidade.
Gestão Pública
Após o Seminário de Gestão Pública promovido pela Associação FloripAmanhã e rede de parceiros no último dia 30 de agosto, foram apesentadas à Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do secretário municipal de Turismo, Juliano Ritcher Pires,os seguintes encaminhamentos:
- Institucionalização do Conselho das Cidades
- Programa de Capacitação dos Servidores
- Cobrança do Plano de Metas
- Importância da presença da estrutura da PMF no Lançamento do Relatório de Indicadores e a Pesquisa de Opinião Pública – a realizar-se no dia 30 de novembro
- Organizar o sistema de informação da PMF com compartilhamento social
Rede de Monitoramento Cidadão
A Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA e parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como agência executora a Baobá – Práticas Sustentáveis.