21 nov Ministros se reúnem em Florianópolis e criam instituto pelo oceano Atlântico
Da Coluna de Estela Benetti (DC, 21/11/2017)
Diante do avanço dos danos da poluição nos mares, do desenvolvimento tecnológico e mudanças no mercado de trabalho, o acordo de Florianópolis para a criação do instituto Atlantic International Research Center (AIR Center) firmado ontem na 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível, vai priorizar pesquisas e empregos.
Ficou acertado que serão feitos dois encontros anuais para implementar ações da nova instituição – o próximo será em Cabo Verde, na África.
Os líderes foram unânimes em defender a criação de empregos de alta qualificação nesse trabalho de pesquisa e tecnologia de ponta. Na opinião do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil, Gilberto Kassab, esse é um acordo de grande importância, com a integração de diversos países para compartilhar conhecimentos na exploração de oceanos, um trabalho ainda incipiente no mundo. – A geração de empregos é uma avenida que existe pela frente por conta do que ainda pode ser explorado no oceano.
Essa exploração vai gerar enormes benefícios à humanidade, e os resultados vão permitir uma série de atividades que vão gerar mais empregos, hoje tão necessários porque a tecnologia está limitando vagas – comentou Kassab.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Portugal, Manuel Heitor, a ideia é firmar parcerias público-privadas entre governos e empresas e entre o instituto e empresas para desenvolver mais conhecimento e mais empregos. – O Air Center é vocacionado para a criação de mais e melhores empregos na área de conhecimento, com funções mais qualificadas – explicou. Os representantes de Cabo Verde e Angola também destacaram a geração de mais empregos, uma necessidade nos seus países que têm muitos jovens.
Do Brasil, universidades e instituições de pesquisa vão participar e o país pode ter bases nas ilhas de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, informou o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, que representa SC no centro. Cientistas e robôsÉ grande a expectativa da comunidade científica sobre os resultados dessa nova instituição descentralizada, o AIR C…