Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar convida para construção de ‘Célula de Consumo Responsável’

Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar convida para construção de ‘Célula de Consumo Responsável’

Os agricultores do grupo “Agrodea” da Rede Ecovida de Agroecologia, de Imbuia (SC), e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da UFSC convidam a todos os consumidores que se preocupam os princípios do alimento bom, de qualidade, limpo, sem prejuízo ao meio ambiente e justo, beneficiando e sendo acessíveis para produtores e consumidores, a participarem da construção de uma Célula de Consumo Responsável no Campus Florianópolis, bairro Trindade. A reunião para essa construção será dia 9 de novembro, às 9h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) iniciou em 2016 um projeto de extensão que visa a constituição de grupos de consumo responsável de alimentos agroecológicos e orgânicos na cidade de Florianópolis. Esta iniciativa nasceu da necessidade de grupos de agricultores viabilizarem mercados mais justos para seus produtos, associado à crescente demanda dos consumidores por alimentos mais limpos e saudáveis.

As células de consumo responsável são uma ferramenta de inovação social que promove relações de proximidade e co-responsabilidade entre agricultores e consumidores, através da venda direta de alimentos orgânicos.

A inspiração do projeto surgiu de experiências já consolidadas na Itália, conhecidas como Gruppi di Acquisto Solidale (GAS). O com este projeto é expandir o número de CCR’s e contribuir para a construção de uma rede de cidadania agroalimentar na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), assim como gerar dinâmicas de mercado e consumo ético e responsável, ampliando o abastecimento de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar.

Programação:

9h30-10h30: Apresentação da proposta – um olhar sobre a certificação e o consumo responsável, reconectando agricultores e consumidores;

10h30-11h30: Roda de conversa com os agricultores agroecológicos;

11h30-12h: Feira e degustação de produtos orgânicos.

Mais informações pelo e-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

(Ufsc, 07/11/2017)