Sessão gratuita da Udesc exibirá dois filmes sobre meio ambiente no dia 27, em Florianópolis

Sessão gratuita da Udesc exibirá dois filmes sobre meio ambiente no dia 27, em Florianópolis

Dois filmes sobre o meio ambiente serão exibidos em uma sessão gratuita no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 27 de outubro, das 8h30 às 11h50, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O público em geral poderá assistir aos filmes “Deserto Verde”, que aborda o impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, e “Espírito de Porco”, sobre a poluição provocada pela criação massiva de suínos em SC.

Após a exibição, haverá um debate com o diretor Chico Faganello e o jornalista Dauro Veras, respectivamente produtor e roteirista de “Espírito de Porco”.

Também participará do debate o professor Carlos Henrique Lemos Soares, do Laboratório de Avaliação Ecotoxicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), cujas pesquisas científicas serviram de base, junto a depoimentos de moradores da Serra Catarinense, para o filme “Deserto Verde”, que também tem produção executiva e roteiro de Faganello, além de direção de Juliana Kroeger.

Inscrições e certificados

Os espectadores da sessão do dia 27, que devem se inscrever por formulário online, receberão certificados de participação. A atividade é promovida pelo projeto de ensino da Udesc Cefid Meio Ambiente por Inteiro, coordenado pela professora Alcyane Marinho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.laplaf@hotmail.com.

“Deserto Verde”

Produzido pela empresa Filmes que Voam, o documentário ganhou dois prêmios na edição de 2016 do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM): Júri Popular de Melhor Filme na categoria “Mostra Catarinense” e Aquisição do Canal Brasil.

A narrativa trata do impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, que começa com a monocultura dos pínus e termina com a contaminação de mananciais que abastecem o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta.

“Espírito de Porco”

Também produzida pela Filmes que Voam, a obra é narrada em primeira pessoa por um porco morto, cujo espírito volta para esclarecer alguns episódios sobre a difamação que a espécie vem sofrendo há séculos.

O filme revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelos problemas atribuídos ao porco.

Serviço:

O QUÊ: Exibição gratuita dos documentários “Deserto Verde” e “Espírito de Porco”.
QUANDO: 27 de outubro, das 8h30 às 11h50.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público, com inscrições pela internet.

(Udesc, 17/10/2017)