Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020

Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020

Da Coluna de Moacir Pereira (DC, 12/10/2017)

A reunião realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, com o Fórum Parlamentar Catarinense e representantes da Auto Pista Litoral Sul e Assembleia Legislativa, foi marcada por uma péssima notícia: o prazo para conclusão do contorno da BR-101 em Florianópolis foi prorrogado para dezembro de 2020.

O prazo inicial fixado no contrato de concessão previa entrega da obra em 2012. Problemas de desapropriação e atraso na liberação de licença ambientes e até interferência política em relação ao traçado resultaram em duas prorrogações. Depois de muita ação do Fórum Parlamentar Catarinense foi fixada a data de inauguração para 2018.

A Auto Pista Litoral Sul até agora não se manifestou sobre as causas deste novo e calamitoso atraso. Em Brasília, informa-se que ele se deve à falta de licença ambiental para a interseção sul – Palhoça – da BR-101, que sofreu modificações e retornou ao traçado original. O processo está sendo examinado pelo Ibama, em Brasília.

A Justiça Federal agilizou de forma inédita as desapropriações para viabilizar o início da construção, mas ainda faltam várias áreas. Além disso, o contorno prevê a construção de seis túneis.

Durante a reunião na ANTT foi revelado que o contorno da BR-101 é hoje a obras mais cara para em execução no Brasil.

O atraso representa uma calamidade para a mobilidade na Capital e na Grande Florianópolis. O tráfego pesado na BR-101 trava todo o transito dos acessos e saídas da Ilha de Santa Catarina.