31 out Fundador do Movimento Slow Food ministra palestra na UFSC dia 7 de novembro
O fundador do Movimento Slow Food, Carlo Petrini, estará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para ministrar uma palestra no dia 7 de novembro, terça-feira. A atividade será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC), às 14h. O evento é aberto a todos e as inscrições podem ser feitas no local, conforme a ordem de chegada.
A palestra abordará sobre “novos modelos de economias locais e a comercialização dos produtos da agricultura familiar e da biodiversidade brasileira”. O princípio do Movimento Slow Food é “o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores”, conforme informa o site do movimento.
Carlo Petrini é jornalista, escritor, presidente e um dos fundadores do movimento internacional Slow Food. É promotor da valorização de alimentos bons, justos e limpos. Considerado uma das 50 pessoas “que poderiam salvar o mundo” pelo jornal The Guardian (2009), foi vencedor do prêmio Campeão da Terra, por sua “inspiração e ação”.
A palestra é fruto da parceria entre a UFSC e o Movimento Slow Food, viabilizada por um acordo de cooperação internacional assinado entre o governo brasileiro e o Movimento Slow Food, na gestão do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Mais informações na página do CSE e no site Slow Food Brasil.
(Ufsc, 30/10/2017)