Com conceitos sobre questões de gênero e raciais, UFSC lança “Glossário da Diversidade”

Com conceitos sobre questões de gênero e raciais, UFSC lança “Glossário da Diversidade”

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 26/10/2017)

A UFSC acaba de lançar o “Glossário da Diversidade”, publicação ontline que reúne conceitos importantes sobre questões raciais, de acessibilidade, de gênero, de equidade socioeconômica e de inclusão digital. Francis Tourinho, titular da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da universidade, destaca que a iniciativa é um legado do reitor Luiz Carlos Cancellier, que receberá uma homenagem póstuma nesta quinta-feira, em Florianópolis, no evento comemorativo aos 40 anos da Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas).

Confira alguns verbetes do levantamento::
Agênero ou Genderqueer ou não-binária: Pessoa que não se identifica nem como pertencente ao gênero masculino nem ao feminino.

Cultura do estupro:maneira em que a sociedade culpa as vítimas de assédio sexual e normaliza o comportamento sexual violento dos homens.

Feminazi::é uma junção dos substantivos Feminismo e nazismo. O termo é utilizado de uma forma geralmente depreciativa, para descrever uma militante feminista extrema

Dupla moral: princípios aplicados de maneira diferente em função da pessoa que realiza a ação. Geralmente o comportamento social é mais permissivo aos homens e mais restritivos às mulheres.

Tags: