08 set Governo assina Decreto que cria o Escritório Gestão de Projetos do Poder Executivo Estadual
O Decreto n° 1.537, de 13 de maio de 2013, publicado no Diário Oficial, criou o Escritório de Projetos do Pacto por Santa Catarina. Uma equipe formada por contadores, administradores, engenheiros, arquitetos e advogados que ao longo dos últimos anos criou parâmetros para gerenciar os R$ 11,6 bilhões contratados pelo programa.
Essa experiência do Pacto por Santa Catarina, com seus 617 projetos, permitiu um acúmulo de conhecimentos sobre gestão de projetos. A partir disso, foi possível se criar o Escritório de Gestão de Projetos, que vai muito além de obras, através do Decreto Nº 1.289, de 05 de setembro de 2017, assinado pelo Governador Raimundo Colombo e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (06).
Diário Oficial de 06 de Setembro de 2017
A criação do Escritório de Gestão de Projetos (EPROJ/SC) ampliará a habilidade do Governo em executar projetos, programas e de entregar resultados para sociedade catarinense, aplicando métodos, ferramentas e técnicas para iniciar, planejar, contratar, executar, monitorar e encerrar projetos.
O EPROJ/SC terá como principais atribuições:
· Acompanhar, analisar, orientar, planejar, monitorar e avaliar a execução dos projetos;
· Disseminar e promover a aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos do Estado;
· Administrar e manter ferramentas de gerenciamentos de projetos;
· Fomentar capacitações em gerenciamento de projetos e áreas afins para Secretarias e Órgãos do poder executivo estadual;
· Apoiar a implantação dos Núcleos de Gerenciamento de Projetos (NUPROJs) em órgãos e entidades do poder executivo estadual;
· Oferecer suporte aos NUPROJs na aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos do Estado;
· Manter a base histórica, o banco de projetos e os ativos organizacionais de projetos atualizados;
· Buscar o alinhamento dos programas e projetos ao Plano de Governo e Planejamento Estratégico Estadual; e
· Promover a visibilidade e transparência das informações sobre os projetos do EPROJ/SC.
“Uma das questões que a sociedade mais cobra dos governos é efetividade dos projetos, é a resolução deles com transparência. A criação do Escritório de Gestão de Projetos do Governo nos dará mais mecanismos para que possamos cobrar, acompanhar e executar os cronogramas com efetivo controle da sociedade”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.
(spg, 06/09/2017)