01 ago Veleiro Eco em construção pela UFSC será utilizado em pesquisas internacionais
Da Coluna de Estela Benetti (DC, 01/08/2017)
Um dos primeiros equipamentos que participarão de pesquisas da nova instituição internacional Atlantic International Research Center (AIR Center) será o Veleiro Eco, da UFSC. Nesta segunda, as autoridades portuguesas e catarinenses visitaram a embarcação, que está sendo montada em fase final numa unidade fabril no Sapiens.
Essa embarcação, especial para pesquisa marinha, que recebeu investimento da ordem de R$ 3 milhões, será lançada ao mar dia 10 de setembro.
UFSC e CEIIA
O CEIIA e o Centro de Pesquisas e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC, baseado no Sapiens Parque, firmaram um acordo de cooperação na área de mobilidade sustentável. A parceria foi assinada por José Felizardo, CEO da instituição portuguesa, e o coordenador do Fotovoltaica, professor Ricardo Rüther.
Poluição grave
O Veleiro Eco, que está em construção há cinco anos e que tem como responsável técnico o engenheiro italiano Andrea Piga Carboni, conta, também com uma geóloga, a doutora Andréa Green Koettker. Segundo ela, a poluição mundial com CO2 está matando os microorganismos dos oceanos que fazem a fotossíntese. Outro problema são os plásticos no mar, que se deterioram, absorvem mais toxinas e matam os peixes que se alimentam deles. Se nada for feito, em 20 anos, haverá mais plásticos do que peixes no mar, alerta Orestes Alarcon.