04 jul Operários voltam ao trabalho na ponte da Barra da Lagoa nesta terça, em Florianópolis
Após a decisão do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em retirar o embargo imposto pela Justiça Federal sobre a construção da ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis, a ordem de serviço para o reinício da obra foi assinada nesta segunda-feira (3) pelo Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura). A promessa é que nesta terça-feira (4) funcionários da BTN Construtora estejam na SC-406 (rodovia Jornalista Manoel de Menezes) para continuar os reparos na estrutura. A obra estava paralisada desde novembro de 2015 e foi retomada em abril deste ano, mas o MPF (Ministério Público Federal) pediu o embargo pela falta do estudo de impacto ambiental. O prazo de entrega ficou para dezembro de 2017.
O Deinfra informou que não teve acesso ao laudo da perícia judicial realizada pela Polícia Federal. “Quando o MPF solicitou o embargo da obra, o departamento pediu a continuidade do trabalho de manutenção da estrutura que poderia oferecer risco ao usuário, mas nos foi negado. A decisão do desembargador prevê um prazo de 60 dias para a manutenção da estrutura mais antiga, mas o nosso objetivo é acelerar a construção da segunda etapa da ponte”, esclareceu o consultor executivo do Deinfra, Claudio Garcia.
Orçada em R$ 3 milhões, a obra começou no primeiro semestre de 2015 e foi paralisada em novembro do mesmo ano pela falta de um acesso seguro à comunidade da Fortaleza da Barra, onde vivem cerca de 300 famílias. O projeto precisou ser alterado e a empresa recebeu um aditivo de mais R$ 424 mil.
Com mais de 40 anos de uso, a ponte antiga está ameaçada. Com ferragem à mostra, o concreto está se despedaçando. Para construir a segunda etapa, a estrutura será demolida e o trecho ficará em pista única. “O contrato prevê a colocação de semáforos e o nosso objetivo é terminar essa construção antes da próxima temporada”, informou o consultor. A nova ponte terá 50 metros de extensão e seis metros de altura, além da passagem para pedestre e ciclovia.
(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 03/07/2017)