Com previsão de forte geada, agricultor de Florianópolis tenta driblar prejuízos

Com previsão de forte geada, agricultor de Florianópolis tenta driblar prejuízos

Há 50 anos morando e vivendo da agricultura no bairro Ratones, no Norte da Ilha, o aposentado Dilon Francisco Alves, 74 anos, conta que já viu suas plantações e seus animais serem muito castigados pelos invernos rigorosos e pelas geadas. Alves, que planta alface, espinafre e salsinha para vender, relata que além de a geada matar as plantas, na maioria das vezes o gado também sofre com o frio – ele cria 25 cabeças do animal.

Ratones é um dos lugares mais frios de Florianópolis. Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, uma forte geada está prevista para o amanhecer desta quarta-feira (19). “Além do prejuízo com as plantas de venda, o capim para o gado acaba secando também. Então o prejuízo é sempre numa escala maior”, diz.

Depois de tantos anos vendo a geada destruir parte das plantações, Alves tem as suas técnicas para preservação. “Além do gelo, o que mata as plantas é a presença do sol em cima delas ainda com gelo. Procuro molhar antes que o sol apareça, isso ameniza. Ainda há a opção de cobrir a plantação com panos”, explicou.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 18/07/2017)

Tags:
,