APA Baleia Franca realiza oficina com o Setor Imobiliário

Cartaz-12-512x670.jpg

APA Baleia Franca realiza oficina com o Setor Imobiliário

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA Baleia Franca) irá realizar oficina do Setor Imobiliário no próximo mês de setembro. O evento estava anteriormente marcado para o dia 10 de agosto, mas foi adiado para data que ainda será definida.  A FloripAmanhã é uma das entidades com representação no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca.

O objetivo é reunir atores para avaliar problemas, conflitos e potencialidades, para definir acordos, normas e zonas de uso referentes ao uso e ocupação do solo no território da APA da Baleia Franca. As oficinas setoriais vem sendo promovidas desde agosto de 2016, reunido o Conselho Gestor com os mais diversos atores do território.

As inscrições para a Oficina do Setor Imobiliário podem ser realizadas através deste formulário.

ATUALIZADA DIA 27/07/2017

 

 

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina e foi criada pelo decreto federal s/nº em 14 de setembro de 2000. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão.

As finalidades da APA da Baleia Franca são: proteger em águas brasileiras, a baleia franca austral (Eubalaena australis); ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região; ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas; ordenar o uso turístico e recreativo, além de desenvolver as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA vão além da Baleia Franca, incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, promontórios, costões rochosos, praias, ilhas, lagoas, banhados, marismas, área de restinga, dunas, além de sítios arqueológicos, como os sambaquis e as oficinas líticas.