Vereadores de São José discutem criação do Serviço de Inspeção para Produtos de Origem Animal

Vereadores de São José discutem criação do Serviço de Inspeção para Produtos de Origem Animal

Tramita na Casa Legislativa o Projeto de Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal  Produtos de Origem Animal (SIM).

O PLC visa aumentar a segurança alimentar dos consumidores e fomentar o setor. Segundo dados da Sindicato Rural de São José em 2016 o setor primário foi responsável por um faturamento de cerca de R$ 6 milhões. O Projeto é de iniciativa do Executivo, mas atende uma demanda já sinalizada pelos produtores e entidade reguladoras. Na última semana o Presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila (PSD), esteve reunido com o Prefeito em Exercício, Neri Amaral, a fim de sensibilizá-lo para a importância da matéria.

Durante sessão plenária, o próprio Presidente utilizou a Tribuna para sinalizar a importância do projeto. Na oportunidade, Orvino Coelho de Ávila relembrou a apreensão de produtos e do fechamento de peixarias do Mercado Público de Florianópolis. O fato, ocorrido no ano passado (2016), teve ampla repercussão e foi provocado justamente pela falta de registros e da ausência do Serviço de Inspeção Municipal.

“É importante que a Câmara consiga regulamentar o serviço para dar segurança ao consumidor e aos pequenos produtores, pois mesmo considerando algumas situações injustas como apreensão de alimentos, sem lei ninguém pode fazer nada para impedir”, ressaltou.

O PLC, que ainda será discutido nas comissões de mérito e posteriormente no plenário, estabelece que o SIM ficará atrelado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Dessa forma, as inspeções sanitárias deverão ser realizadas em estabelecimentos que recebem animais, produtos, matérias-primas e derivados de origem animal para beneficiamento ou industrialização. Os produtores rurais fornecedores também serão inspecionados por médico veterinário e técnicos do município, estado ou união.

(Portal da Ilha, 28/06/2017)

Tags:
,