Primeiras peças importadas da Ponte Hercílio Luz chegam a Florianópolis

Primeiras peças importadas da Ponte Hercílio Luz chegam a Florianópolis

A chuva atrapalha a restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, mas as primeiras peças importadas chegaram ao canteiro de obras do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) na tarde desta quarta-feira (31). Feitas de aço fundido e pesando 7.000 quilos cada, as quatro peças foram fabricadas pela empresa Guivisa, na Espanha, e transportadas de navio até o porto de Santos (SP). Da cidade paulista até a capital catarinense, elas foram conduzidas por carretas. Além dessas, os 28 pendurais estão sendo fabricados na Itália. A ponte está totalmente interditada desde 1991 e o prazo para a entrega da obra é para outubro de 2018.

As peças, que chegaram da Espanha, serão colocadas sobre as torres após a transferência de carga. Elas têm a função de interligar as barras de olhal, que estão sendo produzidas em Minas Gerais, por meio de um pino de um lado para o outro da estrutura.

“Após a transferência de carga prevista para outubro, as torres serão macaqueadas para a troca das rótulas. Assim, essas peças serão colocadas sobre as torres para a troca das 360 barras de olhal. Para ter a qualidade ideal, elas precisaram ser produzidas fora do país exclusivamente para a restauração da ponte”, explicou o fiscal de obra da restauração da Ponte Hercílio Luz, engenheiro Wenceslau Diotallevy.

Cada torre vai receber duas peças. As primeiras chegaram nesta quarta (31) e as outras estão previstas para a quinta-feira (1º). As estruturas importadas da Espanha não são as únicas na restauração da ponte produzidas fora do Brasil. Os pendurais, que são uma espécie de cabos de aço, também estão sendo fabricados na Europa.

Os pendurais realizam a ligação da cadeia de barras de olhal com a treliça no vão central. “Eles devem chegar da Itália em dois meses, porque também serão trocados durante a transferência de carga”, informou o engenheiro.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 31/05/2017.