14 jun Em greve após impasse, Cooperbarco recebe parecer positivo da prefeitura de Florianópolis
Em greve parcial desde segunda-feira (12), pela falta de repasse da Prefeitura de Florianópolis, a Cooperbarco, cooperativa que faz o transporte marítimo na Lagoa da Conceição até a Costa da Lagoa, recebeu um parecer positivo da Secretaria da Fazenda da Capital. Com o aval a respeito de algumas notas contestadas pelo município, a Cooperbarco aguarda o parecer final do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, para voltar a operar com todos os 31 horários dos barcos.
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (13) com representantes da Cooperbarco, Associação de Moradores da Costa da Lagoa e do setor de transparência da Secretaria da Fazenda, a cooperativa prestou esclarecimentos a respeito das notas questionadas, que somavam cerca de R$ 2.000. De acordo com o presidente da associação de moradores e membro da cooperativa, Volnei Valdir de Andrade, foi comprovado que as notas eram referentes a uma confraternização de fim de ano e não foram pagas com subsídios da prefeitura.
Ainda conforme Andrade, o secretário de Transporte informou à Cooperbarco que precisava aguardar a regularização, por parte da Fazenda, para que assinasse a retomada do subsídio – até a publicação desta matéria, a cooperativa ainda não havia conseguido entrar em contato com Silva. A ideia, segundo o presidente da Cooperbarco, Rubens Onofre Laureano, é contatá-lo no início da manhã para tentar reestabelecer o quadro de horários, que vem sendo operado com apenas 16 viagens por dia.
O último repasse da prefeitura, de cerca de R$ 35 mil, foi feito em novembro, conforme Laureano. Com o fim da greve e a regularização da situação, a cooperativa deve receber um novo repasse ainda nesta terça. Já os pagamentos atrasados devem ser parcelados.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 13/06/2017.