02 jun Com trégua da chuva, prefeitura fecha parte das centenas de buracos em Florianópolis
Após sete dias de chuva ininterrupta, Florianópolis amanheceu nesta quinta-feira (1º) com centenas de buracos de todos os tipos e tamanhos. Sinalizadas ou escondidas, as crateras estão espalhadas pela Ilha e pelo Continente. Difícil é encontrar um motorista que ainda não tenha caído em uma dessas armadilhas. O especialista em logística Walter Lemes, 60, precisou ter habilidade para escapar dos buracos no bairro Córrego Grande. A Secretaria de Infraestrutura informou que utilizou nesta quinta-feira 50 toneladas de asfalto quente e frio. A promessa é de que os trabalhos continuem até sábado (3).
Atrás de uma lata de tinta ou de um galho de árvore, sob um cavalete ou ainda engolindo um cone, os buracos fazem a festa dos mecânicos e borracheiros. “Além de prestar atenção nos pedestres, ciclistas e em outros veículos, agora não podemos descuidar dos buracos. Não conheço outra cidade com tantas crateras e depressões com acumulo de água”, lamentou Walter.
Desde as primeiras horas, a prefeitura de Florianópolis colocou a sua usina para trabalhar e produziu 20 toneladas de asfalto frio para oito das 12 intendências do município. Além disso, uma empresa contratada trabalha com duas equipes colocando 30 toneladas de asfalto quente compactado.
O diretor de operações da Secretaria de Infraestrutura, Daniel Schoroerder, explicou que as equipes têm o apoio da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), que faz o controle do trânsito. “As intendências estão trabalhando em suas regiões e hoje (quinta) concentramos os esforços nas avenidas Beira-Mar Norte, Gustavo Richard e na Via Expressa Sul. São 80 pessoas em função da operação, que terá continuidade nesta sexta-feira (2) e neste sábado (3)”, afirmou.
Daniel contou que a prefeitura também fez uma compra emergencial de 600 sacas de asfalto, de 25 quilos cada, para que os intendentes andem com as sacas nos veículos para a recuperação imediata. A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri Ciram, prevê que a chuva deve retornar neste domingo (4) e segue pela próxima semana.
Norberto faz geometria e balanceamento mensalmente
O servidor público Norberto Cidade, 62 anos, todos os dias sai de São José para trabalhar no Norte da Ilha, em Florianópolis. Para fugir da fila e também para abastecer o carro, ele faz o caminho pelo bairro Estreito, onde os buracos começaram a aparecer e se estendem até Canasvieiras. O resultado é uma visita mensal no serviço de geometria e balanceamento.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 01/06/2017.