Conselho de Inovação realiza primeira reunião de 2017

Conselho de Inovação realiza primeira reunião de 2017

Os membros do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis, instituído em abril deste ano, se reuniram nesta sexta-feira(12) para a eleição dos 1º e 2º vice-presidentes e dos 1º e 2º secretários. Também foram escolhidos os três não integrantes do Poder Público Municipal que irão integrar o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação e do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação. O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires é o presidente do órgão.

O órgão, fiscalizador e consultivo, tem em sua composição representantes dos poderes municipal e estadual, das instituições de ensino com sede no município, entidades e associações que tenham relação com a sua área de atuação. O mandato dos membros ligados à administração municipal no Conselho será de três anos.

 

O CMI possibilita à comunidade ligada ao setor a participação direta nas ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do município. Entre as funções do órgão está a fiscalização do uso dos recursos do Fundo Municipal de Inovação e do Plano Municipal de Inovação. A capital catarinense destaca-se nacional e internacionalmente como polo de empresas ligadas à tecnologia e inovação, já tendo sido comparada as Vale do Silício.

 

Sobre a Lei Municipal de Inovação

A Lei Complementar nº. 432/2012 institui instrumentos de apoio e estímulo ao desenvolvimento do polo tecnológico, da indústria do conhecimento e dos empreendimentos inovadores de Florianópolis. Entre as principais ferramentas da Lei para estimular o desenvolvimento do município estão o Fundo Municipal de Inovação e o Programa de Incentivo à Inovação. A Lei Municipal de Inovação prevê também a instituição de instrumentos como o Sistema e o Conselho Municipal de Inovação, os Arranjos Promotores da Inovação, a Rede de Escritórios de Projetos de Inovação, o Plano de Sustentabilidade e o Plano de Inovação do Executivo Municipal.

Composição do Conselho de Inovação

– sete representantes do Poder Público Municipal designados por meio de decreto do Prefeito Municipal, dentre os quais o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, que será o Presidente do Conselho;

– seis representantes das instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizante estabelecidas no Município;

– dez representantes das associações, entidades representativas de categoria econômica ou profissional, agentes de fomento, instituições públicas e privadas, que atuem em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação domiciliadas no município de Florianópolis;

– quatro representantes de parques tecnológicos e de inovação e as incubadoras de empresas inovadoras de Florianópolis;

– oito representantes de Arranjos Promotores de Inovação reconhecidos pelo Conselho Municipal de Inovação;

– um representante do Governo do Estado de Santa Catarina.

Passam a integrar a diretoria do Conselho Municipal de Inovação

 

1º vice-presidente: Marcus Rocha ( Superintendência de Ciências e Tecnologia/PMF)

2ª vice-presidente: Dalva Magro (UDESC)

1º Secretário: David Canobra (Estácio de Sá)

2º Secretário: Raul Valentim da Silva (FEESC)

Representantes no Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação

Segmento não Governamental:

 

Silvio Kotujansky ( Midi Tecnológico)

Fernanda Lucch (ACIF)

Tony Chierighni (CELTA)

(Prefeitura de Florianópolis, 12/05/2017)