Projeto de engenheiro canadense prevê acessos à ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Projeto de engenheiro canadense prevê acessos à ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

A primeira reunião do grupo de trabalho que ficará responsável em pensar os acessos para a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi realizada nesta terça-feira (7). Como a restauração do patrimônio histórico está prevista para ficar pronta em outubro de 2018, os técnicos do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) e da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis definiram pela pesquisa de origem/destino e pela avaliação do projeto do engenheiro canadense Peter John Jaunzems, especialista em planejamento de transporte e de trânsito.

O superintendente do Ipuf, Ildo Rosa, pretende levar o engenheiro para a reunião do grupo de trabalho na próxima semana. “Aos 79 anos, ele veio ao Ipuf e ofereceu o projeto eleborado há 15 anos pela importância histórica da ponte. É claro que o documento precisa de adequações, mas ele demonstrou a vontade de colaborar”, disse. “As intervenções precisam ser avaliadas, porque envolvem desapropriações em área tombadas por lei federal. O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] também precisa participar do processo”, completou.

Formado em engenharia civil em Toronto (Canadá), Peter é especialista em planejamento de transportes, transportes de massa e sistemas de controle de tráfego. Entre suas experiências profissionais estão o planejamento funcional do Rodoanel de São Paulo, da Linha Amarela no Rio de Janeiro e da Via Expressa Sul na Capital. A expectativa do secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, é de que a ponte Hercílio Luz absorva 20% do tráfego das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 07/03/2017.