08 mar Pacote de R$ 350 milhões para saneamento básico de Florianópolis é anunciado pelo governo
A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Governo do Estado e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), divulgou a cerimônia de anúncio, que acontece nesta quarta-feira (8), do pacote de saneamento de R$ 350.712.239,00 milhões que será investido na Capital.
Segundo a administração municipal, as obras irão beneficiar 190 mil habitantes, dos bairros Capoeiras, Abraão, Campeche, Ingleses, Santinho, Saco Grande, João Paulo, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
Ainda conforme a prefeitura, os investimentos, somados à nova estação de tratamento de Canasvieiras, e rede de coleta e tratamento da praia da Lagoinha e Jurerê Internacional, farão com que, nos próximos dois anos, a Capital salte dos atuais 56% de cobertura de esgoto tratado para 72%.
“Esse é um tema emergencial que envolve principalmente a saúde e o turismo do nosso município. É uma prioridade para a administração municipal”, disse o prefeito Gean Loureiro (PMDB).
Com os novos investimentos, a expectativa é que todas as unidades de esgoto de Florianópolis passem a receber tratamento do tipo terciário, que é considerado o mais eficiente sob o ponto de vista ambiental, pois remove inclusive fósforo e nitrogênio (além de coliformes) no processo de depuração. “É o maior investimento em sistemas de esgotamento sanitário de uma só cidade do país”, disse o presidente da Casan, engenheiro Valter Gallina.
Essas iniciativas fazem parte do Plano Florianópolis de Saneamento, que, no momento, contempla 45 obras da Casan em 31 municípios catarinenses, segundo o Governo do Estado. Quando todas estiverem concluídas, no final de 2018, o Estado deve sair da 18ª posição do ranking nacional de cobertura de esgoto para o quarto lugar, com índice de 49%.
Evento terá autoridades e moradores
A cerimônia de anúncio das obras, nesta quarta-feira, contará com líderes empresariais e políticos, além de presidentes de associações de moradores de bairros beneficiados. De acordo com o governo do Estado, o evento terá cinco atos:
– Inauguração das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Área Continental (SES Continental). Atende os bairros Capoeiras e Abraão, área da cidade que passa a contar com 98% de cobertura de esgoto.
– Entrega da ordem de serviço para o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema de Esgotamento Sanitário do Bairro Campeche.
– Anúncio das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) dos bairros Ingleses e Santinho, com obras previstas para começar em abril.
– Anúncio das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Saco Grande, João Paulo e Monte Verde. O projeto contempla também Estação de Tratamento para receber o esgoto coletado das redes já implantadas nos bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
– Lançamento do Edital de Licitação para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular (ETE Insular). Projeto prevê implantação de rede coletora para os bairros José Mendes e Morro da Lagoa e emissários que irão transportar o esgoto coletado da rede já implantada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 07/03/2017.