Câmara de Florianópolis aprova audiência pública para discutir aeroparque em Ratones

Câmara de Florianópolis aprova audiência pública para discutir aeroparque em Ratones

O projeto de construção de um parque aeronáutico em Ratones, no Norte da Ilha, deve ser colocado em prática, apesar da preocupação dos moradores da região quanto ao impacto ambiental da obra. Na tarde desta terça-feira (21), foi aprovado na Câmara de Vereadores o pedido de uma audiência pública para discutir a criação do aeroparque em uma área de 217 hectares, localizada a menos de um quilômetro dos limites da Estação Ecológica de Carijós.

Na votação, foram 16 votos favoráveis, quatro contrários e três ausências. O projeto prevê a construção de 370 hangares para jatinhos, um heliponto e um complexo de lazer. A previsão é de que o local receba 5.000 operações por ano e tenha uma pista de pouso de 1.119 metros de comprimento e 23 metros de largura.

Estudos para a implantação do empreendimento começaram há quatro anos, mas foi apenas em dezembro de 2016 que parte dos moradores teve a confirmação de que a empresa Costa Esmeralda, que mantém instalações semelhantes em Porto Belo, Búzios (RJ) e Natal (RN), pretendia construir o condomínio aeronáutico em Ratones.

Em fevereiro, o projeto ainda estava em fase de estudos ambientais e precisava passar pela análise dos órgãos responsáveis para o início das obras. Agora, com a aprovação da audiência pública, o projeto deve seguir em frente.

Um fórum foi organizado entre lideranças comunitárias e membros da sociedade civil para acompanhar os impactos e reflexos que a construção pode provocar. “Estamos acompanhando o processo com certa expectativa e preocupação, dentro dos limites do empreendimento tem mata atlântica e restinga. Até agora não vimos nenhum retorno positivo, muito pelo contrário, teremos um dano ambiental”, disse há cerca de um mês Nilda Oliveira, presidente do Conselho Comunitário de Ratones.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 21/03/2017.