Bombeiros combatem incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça

Bombeiros combatem incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça

Equipes do Corpo de Bombeiros, Arcanjo, Fatma (Fundação do Meio Ambiente) e Polícia Militar Ambiental trabalharam, na tarde desta segunda-feira (6), para controlar um incêndio de grandes proporções em uma região de difícil acesso no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça. As chamas, que tiveram o seu ápice por volta das 15h, atingiram a área próxima às praias da Pinheira e Ponta do Papagaio. Não houve feridos.

Os bombeiros foram acionados pela equipe da Fatma, por volta das 15h, enquanto brigadistas da PMA (Polícia Militar Ambiental) tentavam controlar o incidente em uma área em que não é possível chegar de carro. Inicialmente, o helicóptero Arcanjo tentou combater o incêndio, pois era o único com acesso à região atingida. Segundo o tenente Felipe Gelain, do Corpo de Bombeiros, as chamas haviam queimado cerca de oito hectares por volta das 16h15. “Há cerca de quatro ou cinco frentes de fogo nesse momento. Conseguimos apagar duas, mas ainda há muito fogo por lá, principalmente na parte central da Serra do Tabuleiro”, afirmou, às 16h30.

Durante a atuação, o Arcanjo se deslocou diversas vezes até a praia para pegar a água utilizada no combate – cada viagem de um minuto permitia que o helicóptero transportasse 500 litros. A dificuldade, disse Gelain, foi apagar o fogo que atingiu a parte mais alta da Serra – o vento sul intensificou a atuação dos bombeiros.

Uma hora e meia após combater as chamas, a equipe do helicóptero Arcanjo pediu auxílio ao 10º Batalhão. O socorro chegou por volta das 17h30, quando bombeiros se deslocaram até a Serra do Tabuleiro pelo solo. No entanto, o acesso à área, cujo terreno é muito alagado, impossibilitou o trabalho das equipes, que só conseguiram chegar a 1 km do fogo.

Logo em seguida, a chuva forte que ocorreu na região reduziu radicalmente as chamas, deixando apenas o resquício da fumaça. As equipes da Fatma, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros devem realizar na manhã desta terça-feira (7) uma avaliação sobre o incêndio. A análise deverá esclarecer a origem do fogo e a dimensão dos estragos.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 06/02/2017.